segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aspectos culturais: Educação


Hoje em dia, os indicadores sociais da Guiné-Bissau, neste caso da Educação, são dos mais baixos da sub-região. Em cada 100 mulheres, 85 são analfabetas, enquanto que 53 homens em cada 100 são analfabetos (Geraldo Martins, 2001). Embora tenha existido um progresso enorme entre o período de meados de sessenta (11.514 alunos) para meados de dois mil (123.307 alunos) (Huco Monteiro, 2005). Em termos de efectivos no ensino básico, o grande problema continua a ser a permanência das crianças nas escolas e a qualidade da docência. A diferença entre os ingressos e aqueles que completam o ciclo completo do ensino básico é ainda abismal: muitas crianças abandonam a escola (em particular as raparigas) antes de completarem todo o ciclo. Um outro problema é a qualidade dos professores: mais de 50% dos professores que leccionam nas escolas primárias, não têm formação para o cargo da docência.

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